quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Todos os caminhos levam para Bath.

Minha paixão por Jane Austen começou a alguns anos atrás, desde então venho consumindo quase tudo que encontrei dos seus escritos. Eu digo quase, pois muitas vezes precisei controlar meu ímpeto de ter livros que já tinha só por ser uma edição especial ou ter uma capa diferente. 
Sou apaixonada por sua narrativa romântica, por suas heroínas imperfeitas, seus heróis quase em cavalos brancos, sua sociedade feita de aparências, tão atual que chega a dar medo, afinal o ser humano infelizmente não mudou tanto e mais infelizmente ainda são raros os casos de heróis em cavalos brancos.
Essa minha loucura me levou aos DVD´s da BBC. Para mim os melhores. E também me deparei com melhor Sr Darcy já existente, o delicioso Colin Firth. Fui consumindo eles aos poucos, pois o preço da minha loucura era um pouco alto demais. Como uma viciada eu procurava tudo o que podia encontrar. E para minha minha felicidade me deparo com uma pirataria básica. Eu sei é crime! Mas lembre-se, sou uma viciada! A pirataria me levou a filmes que nunca pensei poder adquirir, pois são raridades e como raros muito difíceis de encontrar.
É verdade que quando meu DVD de Orgulho e Preconceito sumiu, eu quase tive uma morte súbita, pois não sou de emprestar meu vicio e me dei ao luxo de comprar um novo, alguns dias depois organizando a vida me deparo com quem? O próprio! Me olhava com uma cara safada, como quem diz: "Oi! Estive aqui todo o tempo, vamos brincar de novo."
E para celebrar os 200 anos desse meu querido companheiro, vou me dar ao luxo de perder algumas horinhas de sono numa maratona desenfreada, suspirando de amor por todos os heróis e heroínas da minha amada escritora.
Vamos lá!
Se você quiser se viciar vai uma lista básica. É claro comece com os livros, são infinitamente melhores que os filmes. Depois se o seu bolso permitir vá aos filmes da BBC, são fantásticos.
Comece com Orgulho e Preconceito, você vai pedir para o Sr Darcy ganhar vida.
Depois vá para Razão e Sensibilidade, como eu talvez você queira matar Fany.
Talvez Emma seja uma boa opção a seguir, a mocinha decididamente não vê um palmo a frente.
Mansfield Park é um relato até bem atual do mal que pais ausentes e uma tia condescendente pode causar.
Northanger Abbey nos trás Catarina e seu Udolpho.
E o melhor de todos deixo para o fim: Persuasão, um amor que resiste ao tempo e a distância.
Boa leitura.



Nenhum comentário: